Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

A EDIFICAÇÃO DA IGREJA: A ORIGEM DA IGREJA







Hoje em dia, quando se fala de igreja, muitos crentes imaginam um lugar onde os cristãos reúnem, outros pensam ser uma entidade religiosa, ou organização.A igreja não é nada disso. A igreja é um organismo vivo, composto de todos os que genuinamente creem no Senhor e possuem a vida divina em seu interior.A igreja é o Corpo de Cristo( Efésios 1:22-23) e nós, os crentes genuínos, somos membros deste Corpo ( 1 Corintios 12:27).Mas, qual é a origem da igreja? Como ela foi gerada? Ela pertence a homens, ou foi fundada por homens? Veremos aqui este assunto.




A IGREJA PERTENCE A CRISTO E NÃO A HOMENS

Em Mateus 16:18, Cristo disse:" Também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a MINHA igreja" (...). Em 1 Coríntios 1:2 Paulo diz:"À igreja de DEUS que está em Corinto" (...)Em 1 Timóteo 4: 15 é nos completado: "Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a IGREJA DO DEUS VIVO, coluna e baluarte da verdade."Esses versículos nos mostra claramente que a igreja é de Deus e não dos homens. A igreja é formada por homens, porém pertence a Deus, e somente a Ele deve total submissão.


EVA: TIPIFICAÇÃO DA IGREJA

Para entendermos melhor sobre a origem da igreja, precisamos ir até Gênesis 2:21-22. Nessa passagem, nos mostra a origem de Eva, que tipifica a igreja."Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem,e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem,transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem;Esta,afinal,é osso dos meus ossos e carne da minha carne"(...). Como vemos, Deus fez cair pesado sono sobre Adão, e do seu lado tirou uma costela, e transformou-a numa mulher. A palavra "transformou" no grego, pode ser traduzido como "edificou". Assim Deus edificou uma mulher para Adão. Eva não era algo independente de Adão, mais era parte dele, possuía a mesma natureza e vida. Da mesma forma a igreja não é algo independente de Cristo, mais é parte de Cristo, possuindo a mesma vida e natureza.

No novo testamento, vemos que Deus se fez carne ( João 1:14), Muitos creem que Deus se fez carne por causa da nossa redenção, salvação, mais Deus se fez carne também para gerar a igreja. Assim como Deus fez Adão cair em pesado sono, Ele fez Cristo cair em pesado"sono" na cruz, e do seu lado tirou o material necessário para edificar a igreja, sua Noiva. Em João 19:34 é nos dito que, quando o soldado feriu o lado do Senhor com a lança, logo saiu sangue e água. Sangue e água são os materiais usados por Deus para edificar a igreja. O sangue é para nossa redenção e lavar dos pecados, a água representa a vida divina. Por isso vemos que para a igreja ser edificada como Noiva para Cristo, há a necessidade da redenção e da vida divina.

OS TRÊS PASSOS DE CRISTO PARA GERAR A IGREJA

Deus, em Gênesis 2:18, disse que não era bom que o homem estivesse só, e que ele faria para o homem, uma auxiliadora que lhe fosse idônea.Ao dizer isto, Deus também estava falando de si próprio, pois Ele estava só e precisava de uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Mais podemos pensar,mais Deus tem todos os anjos no céu, porque Ele se sentiria só? Apesar de todos os anjos estarem perto do Senhor, eles não podiam ser sua auxiliadora idônea. Assim como nós, existem muitas pessoas ao nosso redor, mais se não temos nossa auxiliadora, nos sentimos só, sem complemento. Eva não era somente esposa e auxiliadora de Adão, ela também era seu complemente.Portanto, antes da fundação do mundo Deus planejou tornar-se homem, para morrer na cruz e produzir para si mesmo uma esposa, auxiliadora e seu complemento.Para isso acontecer Deus teve que dar três passos.

Tornou-se Homem

Em João 1:1, vemos que no princípio o verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No versículo 14, vemos que o Verbo que era Deus, se fez homem. Cristo, ao tornar-se homem, trouxe a natureza divina para dentro da humanidade. Cristo possuía tanto a natureza humana, quanto a natureza divina. Como homem, feito Cordeiro de Deus ( João 1:29) Cristo estava qualificado a cumprir toda a redenção> Como Deus, estava qualificado a dispensar-se para dentro do homem, para produzir sua noiva.

Morreu (Dormiu) na Cruz

O segundo passo foi sua crucificação. Na crucificação, Deus cumpriu toda a redenção, derramando seu sangue para nos lavar e purificar os pecados, pois, sem sangue não há remissão dos pecados( Hebreus 9:22), e sem redenção, a igreja não pode ser gerada.

Tornou-se o Espírito que dá Vida

O terceiro passo, foi Cristo tornar-se o Espírito que da vida. Em 1 Corintios 15:45 é nos dito:"Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão,porém é espírito vivificante." esse versículo nos mostra que Cristo se tornou o Espírito que dá vida.Como o Espírito que dá vida, Cristo dispensa a vida divina para dentro dos seus escolhidos, e por meio do trabalhar dessa vida nos cristão, a igreja é edificada como Noiva e Esposa para Cristo.

Em João 20:22, Cristo soprou-se como Espirito para dentro dos discípulos e em Atos 2:1-4, Cristo como o Espírito desceu sobre seus discípulos, no dia de Pentecostes.Nesse dia, a igreja começou a ser edificada,essa edificação durará até a volta de Cristo, quando a Igreja se apresentará como noiva adornada para Cristo, e onde todos os crentes vencedores participarão das bodas do Cordeiro, que é o reino milenar.
a igreja hoje não é edificada com ensinamentos,doutrinas, religião, mais é edificada por meio do trabalhar da vida divina em seus membros. Por isso, não precisamos nos preocupar se conhecemos ou não da Bíblia, mais precisamos nos preocupar em encher-nos da vida divina, e deixar essa vida ser trabalhada no nosso interior, até sermos totalmente transformados a imagem de Cristo, até possuirmos totalmente a vida e a natureza de Deus.

Esse tema aqui, foi apenas um pequeno resumo do que veremos mais adiantes, falaremos sobre a edificação da igreja, sobre o que ela é edificada, qual a base para ela ser edificada, sermos materiais para a edificação de Deus,e por fim, a Nova Jerusalém, totalmente ataviada como Noiva para Cristo.

Jesus é nosso Senhor!

( Alzemendes V. silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário