Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

A EDIFICAÇÃO DA IGREJA: OS MATERIAIS PARA A EDIFICAÇÃO






Para edificarmos uma casa, precisamos de duas coisas: materiais e a união desses materiais. Podemos ter todo o material para construir uma casa, mais se não edificarmos esses materiais, nunca teremos uma casa, nossa habitação. Da mesma forma é a igreja, o Senhor tem todos os materiais para ter sua casa espiritual, mas não basta Ele ter os materiais, é preciso edifica-los,uni-los, para formar a sua habitação eterna.



PEDRAS VIVAS

Em 1 Pedro 2:4-5, Pedro nos diz: "chegando-vos para Ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdocio santo, a fim de oferecerdes sacríficios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo". Pedro nos diz que nós, os crentes, somos pedras vivas para sermos edificados casas espirituais, a fim de sermos sacerdotes, e oferecemos sacríficios a Deus, por intermédio de Cristo. Nós somos os materiais usados pelo Senhor para edificar sua casa. Em 1 Corintios 3:16, Paulo nos diz que somos o santuário  do Espírito de Deus. Ele habita em nós, em nosso Espírito, mais não é  suficiente para Deus habitar em um crente individual,Ele precisa de sua casa, formada pela a edificação das pedras vivas.


Pedras Transformadas

No livro de Apocalipse, vemos que Nova Jerusalém, possue as portas feitas de pérolas ( Apocalipse 21:21),  e o fundamento da muralha da cidade é feita de pedras preciosas. ( Vesículo 19-20).Tanto a pérola quanto as pedras precisas, não foram criados, como os demais materiais encontrados na terra, eles foram transformados.Para se formar uma pérola, um grão de areia entra na ostra, machucando-a, mais em vez da ostra expulsar o grão de areia, ela libera um substância chamada "Madrepérola", e esta substância, transforma o grão de areia, sem nenhum valor, em uma pérola, com valor intestimável.

Da mesma forma que o grão de areia, nós "ferimos" Cristo. Cristo foi ferido na cruz por nossa causa, por causa dos nossos pecados, mas em vez Dele nos expulsar, Ele libera a sua vida para nós, nos transformando em "pérolas". Em João  19:34, diz que o soldado abriu o lado do Senhor com uma lança, e saiu sangue e água. A água, representa a vida divina, que é liberada para nosso interior, para nos transformar. Toda as vezes que invocamos o nome do Senhor: Ó Senhor Jesus! ó Senhor Jesus!, nós desfrutamos dessa vida,todas as vezes que comemos e bebemos Cristo, essa vida é dispensada para dentro do nosso ser, nos transformando.

Em 2 Corintios 3:18 nos diz: " E todos nós,com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho,a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito". Neste versículo, Paulo fala que somos transformados de glória em glória, ou seja, de etapa em etapa da glória, até sermos completamente transformados na própria imagem de Cristo. Semos transformados na imagem de Cristo, é sermos semelhantes a Ele em vida e natureza. Hoje temos a natureza caída, mais cremos no Senhor e recebemos sua vida em nós, quanto mais desfrutamos do Senhor, quanto mais o invocamos, quanto mais desfrutamos da sua palavra e a  praticamos , mais a vida divina vai se mesclando a nós,até nossa natureza estar completamente preenchida pela natureza divina. Quando chegarmos a este ponto, seremos semelhantes e Cristo, em vida, pois temos a mesma vida divina, e em natureza, pois teremos a mesma natureza divina de Deus.

Os dois Aspectos da Transformação

Vemos na palavra do Senhor, em em nossas experiências, que a nossa transformação ocorre em dois aspectos: uma interior e outra exterior. No aspecto interior, há a necessidade de bebermos do Espírito.Em  1 Corintios 12:13 vemos: "Pois, em um só Espírito , todos fomos batizados em um corpo, quer judeu,quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado de beber de um só Espírito". Aqui vemos que todos nós, fomos batizados em um só Espírito, e que também foi nos dado de beber de um só Espírito. Quando fomos batizados,  o Senhor não nos colocou em um lugar para receber religião, doutrinas, regras, conceitos, conhecimento ou regulamentos, Ele nos colocou para bebermos de um só Espírito. É por meio de bebermos do Espírito que somos transformados interiormente.

Quando Cristo esteve na terra, muitos viram que Ele curou, libertou, expulsou demônios, mais poucos viram que o Senhor se apresentou como comida e bebida para o homem. No capítulo 4 do evangelho de João , Ele se apresenta como a Água da Vida, Em João 6:32-33 e 50-51, Cristo se mostra como o Pão que desce do céus, no versículo 35 e 48, Cristo se apresenta como o Pão da Vida, no versículo 53, Cristo diz que quem não comer da sua carne e não beber do seu sangue, não tem vida em si mesmo. O capítulo 6 de João, do versículo 22 até o versiculo 65, Cristo simplesmente se apresenta como alimento para nós.

Hoje o que precisamos para ser transformados, não é de ensinamentos, doutrinas, mais comermos e bebermos Cristo. É como um alimento físico, quando comemos um determinado alimento, todos os seus nutrientes e vitaminas, quando digeridas pelo nosso organismo, esse alimento se torna um só com o nosso corpo. Quando comemos Cristo, e bebemos do Espírito, todos os seus nutrientes começama  fazer parte do nosso ser. ( Mais adiante, escreveremos um artigo falando de Cristo como nosso alimento, escreveremos com mais detalhes).

A transformação exterior ocorre pela exposição do nosso ser. Quando você pega um ouro, ele esta cheio de impurezas, então levamos ao fogo, a medida que o fogo vai aquecendo o ouro, todas as impurezas que estão em seu interior é exposta, então pode-se tirar essas impurezas, até o ouro ficar totalmente puro. Nós, em nosso estado natural, estamos cheios de impurezas, mais a medida que o fogo do Espírito nos queima, nossa condição interior é exposta,e aflora, nesse momento, precisamos reconhecer onde está nossas falhas, nos arrependermos, e nos voltarmos ao Senhor.

Darei um exemplo para vocês entenderem melhor. Digamos que você seja uma pessoa nervosa, muitas vezes você nem percebe isso, mais todos os disa você ora: Ó Senhor Jesus, vem me transformar, tira todas as minhas impurezas, me torna puro para Ti. Em um determinado dia, seu esposo (a), filhos, chefe faz algo que você fica muito nervoso, você briga, fica chateado. Nesse momento o inimigo pode dizer pra você: " Nossa, você é cristão e fez isso? que mal testemunho você deu, realmente você nuca será transformado. Quando isso acontecer, não dê ouvidos ao inimigo. Na realidade, o Senhor está expondo a sua verdadeira natureza, então você pode ver qual foi o motivo que você ficou nervoso, se arrepender, e receber a disciplina do Senhor. Esta é a transformação exterior. Os dois aspectos da transfomação caminham juntos, nenhum é independente do outro, a transformação  interior e exterior ocorre simultaneamente.

UNIÃO DOS MATERIAIS

Em Efésios  4:4, Paulo diz: "esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz."  Esse versículo nos mostra que a unidade dos materias de edificação, é a unidade do Espírito. Quando vamos construir uma casa, precisamos de cimento para unir os tijolos, areia, brita e demais materiais, até que todos os materiais individuais, se torne uma unica casa. Nós, os crentes somos as pedras, a qual o Senhor está usando para edificar sua casa, o Espírito é o "cimento" que nos une, para nos tornarmos uma só casa.

Nós temos nosso espírito humano, onde o Espírito habita, e precisamos andar e viver por meio desse Espírito em nosso espírito. Porque ocorre tantas divisões entre os cristãos? Porque  não andam e nem vivem por meio do Espírito, uns seguem as próprias opiniões, suas proprias doutrinas, cada um faz o que acha que é correto, mas se seguissem o Espírito, não haveria tantas divisões, porque o Espírito não pode se dividir consigo mesmo. Para sermos edificados casa espíritual, precisamos aprender a viver no Espírito, a seguir a direção do Espírito, precisamos permitir o Espírito nos lapidar, quebrar nossos conceitos,ego,opiniões, precisamos deixar de viver baseado no certo ou errado e aprendermos a viver no Espírito.


Jesus é o Senhor!

Seu conservo: Alzemendes V. Silva





Nenhum comentário:

Postar um comentário