Páginas

domingo, 31 de março de 2013

INVOCAR O NOME DO SENHOR




Na história da humanidade, o Homem, procurou muitas coisas pra se satisfazer. Mais por mais que procurassem, lá no fundo, se sentiam vazios. Na realidade falta algo para os preenche-los completamente. Em Eclesiastes 3:11, diz que Deus colocou a eternidade no coração do homem, é por isso que tudo que é passageiro não pode satisfazer-nos. Somente algo que é eterno pode preencher o homem completamente. Esse algo, ou alguém é Deus.  Por isso o homem foi criado com um espírito ( Jó 32:8;                     1 Tessalonicenses 5:23), onde Deus pode habitar.Em Colossenses 3:33, Paulo diz que Cristo é tudo em todos, somente Cristo pode nos preencher completamente. Sabendo o homem que precisava de Deus, e que sem Ele não podia ser preenchido e satisfeito, procurou um meio de encontrar com o Senhor e desfrutar Dele. O caminho foi Invocar o nome do Senhor.



O SIGNIFICADO DE INVOCAR

A palavra invocar significa Chamar, bradar, clamar, em alta voz. Literalmente significa chamar pelo nome do Senhor em voz alta. Basta apenas chamar: Ó Senhor Jesus!Ó Senhor Jesus!

Muitos cristãos temem invocar o nome do Senhor, porque em Mateus 7:21, o Senhor diz que nem todos que disser: " Senhor, Senhor entrará no Reino dos céus, mais aquele que fizer a vontade do Pai". Ora se buscamos de coração puro fazer a vontade do Pai, não temamos invocar o nome do Senhor, pois seu nome é nosso suprimento, e podemos desfrutar grandemente da sua pessoa maravilhosa. Ao invocarmos o nome do Senhor, tocamos naquilo que o Senhor é. Como Paulo disse: " Cristo é tudo em todos", podemos O invocar para sermos capacitados a fazer a vontade do Pai. Sem Cristo é impossível cumprirmos a vontade de Deus, e nem Deus quer  que façamos algo alheio a Cristo. Por isso precisamos  O Invocar: Senhor Jesus! Senhor Jesus! Capacita-me a cumprir a vontade de Deus, por si só não sou capaz, mais o Senhor tem todo o poder pra me capacitar, Ó Senhor Jesus!

QUAL NOME DEVEMOS INVOCAR

 Em 1 Corintios 1:2 o apóstolo Paulo diz: " (...) com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso". A quem temos invocado? Precisamos invocar o nome do Senhor Jesus Cristo. Muitos dizem "O Senhor", mas qualquer coisa pode ser nosso Senhor. Outros dizem "Ó Deus", mais de acordo com a Bíblia, qualquer coisa pode ser nosso deus.Por isso precisamos saber a quem invocamos. Ó Senhor Jesus!

O nome denota a pessoa. Quando invocamos o nome do Senhor Jesus, tocamos na própria pessoa do Senhor. Tocamos naquilo que Ele é e recebemos em nós tudo que Ele é. Cristo é nossa vida, alimento, é o Espírito. Quando O invocamos recebemos tudo isso pra dentro de nós. Ele passa a ser a nossa personalidade. Hoje temos nossa própria personalidade, mais precisamos tornar Cristo nossa personalidade e nossa pessoa viva.Precisamos ser governado por essa pessoa viva, depender totalmente Dele e vivermos por meio dele. Quando o invocamos, não apenas desfrutamos Dele como estamos mostrado que dependendo Dele, que precismos ser preenchido pela sua vida e pelo seu Espírito.

Precismos também aprender a invocar o nome do Senhor com o coração puro. Em 1 Timóteo 2:22, Paulo orienta Timóteo a seguir aqueles que de coração puro invocam o nome do Senhor. Precisamos invocar o Senhor sem fermento, como coração sincero e verdadeiro, procurando nada mais do que desfrutar da presença e da riqueza do Senhor, e da salvação que Ele nos dá, mediante o crer no seu nome. Precisamos assim como Timóteo, fugir de todas as coisas que deixam nosso coração impuro, não apenas o pecado, mas muitas coisas que não são pecaminosas deixam-nos impuros. Tudo o que está alheio a vontade de Deus, e é contrário a sua lei, nos deixam impuros aos olhos do Senhor. O que fazer? precismos nos arrepender e nos voltar a Deus, usando seu sangue precioso para nos purificar e nos lavar de todas as injustiças.

Paulo ainda orienta a igreja em Corinto a invocar o nome do Senhor em todo lugar, não apenas nas reuniões da igreja, ou quando estiver orando, mais em todo lugar. Quando invocamos o nome do Senhor, santificamos o lugar onde estamos, por isso precismos invocar em casa, na rua, no trabalho, junto com os amigos, em todo lugar onde o nome do Senhor é invocar, esse lugar é santificado, pois Seu nome tem poder para repelir todas as coisas contrárias a Deus.

Em Isaías 55:6 é nos dito: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto". Quando o Senhor está perto de nós? Ele está perto de nós em todos os lugares. Nesse versículo se diz: "invocai-o enquanto está perto", se o Senhor está perto de nós em todos os lugares, precisamos O invocar em todos os lugares. O mesmo versículo diz: " Buscai o Senhor enquanto se pode achar". Talvez você pense: - Vou invocar o Senhor quando eu for orar, ou, só posso invocar o nome do Senhor nas reuniões da igreja, ou , só posso invocar quanto estiver lendo a palavra. Mas, será que você estará vivo daqui um minuto? Poder ser que você nunca mais ore, vá a alguma reunião da igreja ou leia a palavra, pois não sabemos nem o dia e nem a hora que vamos ser tomados desta terra. Portanto precisamos aproveitar todos os momentos, minutos,segundos e horas, que temos oportunidade e invocar: Ó Senhor Jesus! Preciso de Ti, preciso da tua vida vencedora e preciosa, Ó Senhor Jesus! Alimente-me consigo mesmo, pois só o Senhor pode me preencher completamente, Ó Senhor Jesus!

O INÍCIO DO INVOCAR

Invocar o nome do Senhor não é algo de agora, não é um "privilégio" da nossa geração. Essa prática desfrutável já existe a quase 6 mil anos. No início, quando Deus criou Adão e Eva, eles foram colocados para se alimentar da Árvore da Vida, que representa a vida de Deus ( Gênesis 2: 7- 9). A Árvore da Vida tipificava a vida de Deus, quando o homem a comesse, estaria se alimentando da própria vida divina, e seria completamente sustentado por essa vida. Deus tinha feito o homem para se alimentar Dele, e, quem Dele se alimentar, por Ele viverá ( João 6:57). Porém o homem, ao invés de comer da Árvore da Vida, comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal. ( Gênesis 3:1-7). Muitos cristãos tem o conceito de que o homem caiu porque desobedeceu a Deus, pode estar certo, mais, o princípio da queda foi que o homem comeu algo que não era Deus. O homem que foi criado para se alimentar da Vida Divina, comeu algo que não era divino, e caiu.

Na queda o homem se afastou totalmente de Deus. Foi-lhe fechado o caminho que lhe dava direito a Árvore da Vida. ( Gênesis 3:22-24). O homem, não tinha mais o direito de desfrutar, se alimentar da vida divina. Com a queda o homem se degradou cada vez mais, e buscaram todos os meios para se preencherem e se alegrarem.          ( Gênesis 4: 17-24). Os descendentes de Caim, seguiram um caminho totalmente oposto a vontade de Deus. 235 anos depois, nasceu o neto de Adão, Enos, daí se começou a invocar o nome do Senhor.

Em Gênesis 4:26 diz: "A Sete,nasceu-lhe também um filho, ao qual pois o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do Senhor". O nome "Enos", significa fraco, frágil e mortal. Depois de duzentos e trinta e cinco anos, o homem percebeu a sua real condição, o quanto era fraco, frágil e mortal, percebeu que não conseguiria viver sem a presença de Deus, não poderia viver sem se alimentar da vida do Senhor, e o caminho foi Invocar o nome do Senhor. Qual nome eles invocavam o início? Ó Senhor Jeová! Ó Senhor Jeová!, quando invocavam esse nome, desfrutavam da presença de Deus. Mas, se no princípio invocavam: Ó Senhor Jeová!, porque hoje temos que invocar: Ó Senhor Jesus!? Simples, o nome " Jesus" significa Jeová o salvador, ou, Jeová a salvação. Quando invocamos Ó Senhor Jesus! automaticamente estamos invocando o nome de Jeová, que é o nome de Deus Pai.

Além disso, em João 14:10-11, 17:23, diz que o Pai está em Cristo, o Filho. Quando invocamos o nome do Senhor, recebemos Cristo em nosso espírito, e junto com ele, recebemos o Pai. Não há separação entre o Pai e o filho, pois os dois são um só ( João 10:30).

O RESULTADO DE INVOCAR O NOME DO SENHOR

Veremos agora o resultado prático de invocar o nome do Senhor.

Somos Salvos

Em Atos 2:21 diz: " E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".
Em Romanos 10:13: "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".
Em Salmos 55:16: " Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará".

Esses versículos nos mostra que o principal  resultado de invocar o nome do Senhor é sermos salvos.Quando invocamos o nome do Senhor a primeira vez, recebemos o Espírito do Senhor dentro do nosso espírito, e somos salvos, e começamos ser regenerados.O homem possuem três partes: Corpo, Alma e Espírito.                        ( 1 Tessalonicenses 5:23). Nossa primeira parte a ser salve e regenerada é nosso espírito,pois, ele é a porta de entrada do Espírito de Deus. É o único órgão capaz de contatar as coisas de Deus, e é por meio do qual temos íntima comunhão com Deus.

Essa salvação não é apenas a salvação da perdição eterna, mais também somos salvos das coisas do dia-a-dia. Muitas coisas acontecem  durante o dia, e nos tira da presença do Senhor, por isso, quando O invocamos, somos salvos dessas coisas, e mantemos comunhão o tempo todo com Ele. O invocar o nome do Senhor, em certo ponto, é até mais eficaz que a oração, ou ler a palavra. Nós não temos todo o tempo disponível para orar, e mesmo que oramos, uma hora a nossa oração cessa, pois não temos mais o que orar. Por causa do trabalho, não podemos tirar qualquer ora do dia pra lermos a palavra, mais podemos em qualquer lugar, e qualquer hora, invocar: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! posso invocar o nome do Senhor 24 horas por dia, e não terei que parar. Por isso, o Invocar, em muito ponto, se torna mais eficaz.

Desfrutamos da Riqueza de Cristo

Em Romanos 10:12, está escrito: "Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que O invocam". O Senhor é insondavelmente rico, e Ele dá toda essa riqueza pra quem O invoca. A principal riqueza que desfrutamos do Senhor é a vida. Em João 1:4 diz que vida está em Cristo. No capítulo 14:6, diz que Ele é a vida. No capítulo 10:10, nos mostra que Cristo veio para que tenhamos vida e vida em abundância. Cristo não veio para nos curar, libertar ou nos dá coisas desse mundo. O principal desejo de Deus é nos dá a sua vida, e, principalmente ser nossa vida. E desfrutamos dessa vida, dessa riqueza, quando O invocamos.

Nos Faz voltar ao Espírito Santo

Em 1 Corintios 12:3, está escrito: "Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado,ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo". É impossível invocarmos o nome do Senhor sem ser por meio do Espírito Santo, por isso, todas as vezes que O invocamos, nos voltamos ao Espírito, e desfrutamos Dele. Por experiência própria, muitas vezes, quando íamos pregar o evangelho, falávamos sobre o invocar o nome do Senhor, e muitas pessoas, por mais que tentassem, não conseguia invocar o nome do Senhor. Muitas vezes orávamos em favor dessas pessoas, e só depois de pagar um bom preço por elas, é que conseguiam invocar o nome do Senhor.Isso nos prova na prática, que ninguém consegue invocar o nome do Senhor fora do Espírito Santo. você quer desfrutar do Espírito? Deseja tocar Nele? então invoque o nome do Senhor: ó Senhor Jesus! Amém!

Recebemos Revelação do Senhor

Em Jeremias 33:3, nós dá uma boa revelação sobre o invocar: " Invoca-me e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabe". Aqui o Senhor nos mostra que se O invocarmos Ele nos responderá e nos anunciará, ou, nos revelará, coisas grandes e ocultas, das quais não sabemos. Em 1 Corintios 2:14, diz: ' Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entende-las, porque ela se discerne espiritualmente". Aqui diz que o homem natural, não consegue compreender as coisas do Espírito de Deus, pois ela se discerne espiritualmente.Em nossa mente, em nossa própria compreensão, não conseguimos entender as coisas de Deus, apenas por meio do Espírito é que podemos entender e receber a revelação na palavra de Deus. Porque hoje a tantas confusões no meio cristão? Porque há tantas contradições a respeito da escritura? Porque procuram entender a Bíblia com seus conceitos naturais, em seu próprio entendimento, e por isso, não conseguem compreender adequadamente o que o Senhor tem escondido na sua Escritura. Se todos nós voltássemos ao Espírito por meio de Invocar o nome do Senhor, se exercitássemos nosso espírito onde o Espírito de Deus habita, com certeza teríamos revelações adequadas da palava. Não viveríamos segundo nosso conceitos, opiniões,doutrinas,regras de conduta,leis,mais sim, todos viveríamos segundo o que o Espírito de Deus nos revelasse na sua palava.

Jesus é nosso Senhor!

Seu conservo Alzemendes V. Silva

7 comentários:

  1. O nome no nosso Senhor Jesus é precioso, nome que nos traz salvação e além disso nos traz a presença da sua Pessoa rica!! Obrigada Senhor por der nos deixado tal nome precioso! Oh Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Leva tu contigo nome, de Jesus o Salvador, esse nome dá conforto hoje, sempre e onde for!!

    ResponderExcluir
  3. Amém, realmente este nome é desfrutável. Ó Senhor Jesus! Amém!

    ResponderExcluir
  4. Vim parabenizar pelo blog, que o Senhor continue a lhe abençoar!
    http://cantinhorestaurado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir