Páginas

sábado, 2 de março de 2013

O DESEJO DE DEUS PARA O HOMEM: SER NOSSO ALIMENTO





Quando Deus criou o homem, e plantou o jardim do Éden, sua primeira providência foi colocar o homem em frente a Árvore da Vida, para o homem se alimentar dela. a Árvore da Vida, representa a vida de Deus, ou o próprio Cristo como alimento para o homem. Em Apocalipse 22:2, vemos novamente a Árvore da Vida,isso nos mostra que o desejo de Deus, é ser o alimento espiritual para o homem. em toda a Bíblia, Deus tem-se apresentado como comida e bebida para satisfazer a necessidade do homem. Veremos alguns pontos.



A Árvore da Vida

Como vimos acima, quando Deus criou Adão, Ele o colocou em frente a Árvore da Vida, para Adão poder desfrutar do fruto, e, assim, obter a vida eterna. Hoje o Senhor ainda tem o desejo de que nos nos alimentamos dessa arvore, não de modo físico, como Adão, mas de modo espiritual. Mas quem hoje é a nossa Árvore da Vida? Temos com muita clareza a resposta: Cristo.

Em João 1:4, a palavra nos mostra que a vida estava nele (Cristo),e que essa vida era a luz dos homens. A vida estava contida em Cristo, era a sua constituição, seu elemento.Em João 15:1, Cristo se apresenta como  A Videira Verdadeira. Como sabemos, a videira é uma árvore, Cristo sendo a videira, Ele é uma árvore. Se Ele é uma árvore, e a vida está contida Nele, consequentemente Ele é a nossa Árvore que contém a vida em si, ou seja, a nossa Árvore da Vida. Hoje podemos desfrutar Cristo como a Árvore da Vida,podemos come-lo, e como consequência de come-lo, ganhamos a vida eterna, e desfrutamos da vida divina que está contida Nele.

O Cordeiro

Em Êxodo 12: 1:10, o Senhor dá as instruções para o povo de Israel, para matarem um cordeiro, aspergir seu sangue na porta, para protegê-los da morte, e também para comê-lo, pois sairiam do Egito. O cordeiro, como sabemos, representa Cristo como o Cordeiro de Deus ( João 1:29), muitos veem Cristo como o cordeiro para nos redimir dos pecados por meio do seu sangue, mas poucos percebem que Cristo como o Cordeiro é também para o nosso alimento. O sangue é para nos purificar e nos livrar da morte, mas sua carne é para nos alimentarmos e sermos fortalecidos para abandonarmos o Egito, que tipifica o Mundo.

Em João 6:55, o Senhor nos diz que sua carne é a verdadeira comida.O Senhor não deseja que tenhamos muito conhecimento sobre Ele, o ou que nos enchamos de doutrinas,religiões,tradições, mas que comemos a sua carne, pois é por meio de comer Cristo,como o cordeiro, é que somos fortalecidos para abandonar o mundo e suas paixões.

O  Pão da Vida

Em João 6:35, Cristo se apresentou como o Pão da Vida.Como fabricamos um pão? Primeiro semeia o trigo, depois o colhe, o tritura até virar uma fina farinha, depois o amassamos com outros ingredientes, levamos ao forno, a partida daí, temos um pão para nos alimentarmos. Aqui nós vemos um processo, da semente ser semeada, até o pão estar pronto para comermos. Da mesma forma é Cristo, para Ele se tornar nosso Pão da Vida, Ele passou por um processo. No princípio ele estava com Deus e era Deus( João 1:1) Deus Ele foi semeado na humanidade, tornou-se carne, e habitou entre nós ( Versículo 14), viveu uma vida humana, passou por vários sofrimentos para ser amadurecido,depois foi "moído" na cruz, ressuscitou, e tornou-se o Espírito que dá vida. Nesse ponto, Ele se tornou o nosso Pão da Vida, pronto para nos alimentarmos dele.Ele passou por um processo de "semente" até se tornar Pão.


Água viva

Em 1 Coríntios 10:4, Paulo nos fala que o povo de Israel, no deserto, bebiam de uma fonte espiritual que os seguiam, essa fonte era Cristo. Em João 4, Cristo se apresenta para a mulher samaritana como a Água da vida. Cristo não é somente nossa comida, Ele também é nossa bebida, Ele supre todas as nossas necessidades alimentares.Quando comemos um determinado alimento, ou bebemos um determinado líquido, seus nutrientes passam a fazer parte do nosso ser, quando comemos e bebemos Cristo, Sua natureza e vida passam a fazer parte de nós. Quanto mais o comemos, mais  a sua vida cresce em nós e nos transforma. Até o ponto de não restar mais a nossa vida e natureza, mais a vida e a natureza divina em nós.

Nosso espírito é o órgão para comer Cristo

Cristo é Espírito ( 2 Coríntios 3:18), e para comemos e bebermos dele, precisamos usar o nosso espírito. Nosso espírito é nossa "boca" espiritual, de onde podemos desfrutar a pessoa de Deus. Em João 4:24, nos mostra que Deus é Espírito, e importa que o adoremos em espírito e em verdade. Veja que Deus não disse que devemos fazer grandes obras,ou termos conhecimento abundantes da sua palavra,ou que para servirmos temos que fazer um curso de teologia. Mas para servirmos basta usar apenas uma coisa: o nosso espírito, pois é por meio do nosso espírito, que contatamos Deus, que O comemos. E para isso, basta apenas invocarmos o Nome do Senhor: Ó Senhor Jesus!, Ó Senhor Jesus!. Em 1 Corintios 12:3, diz que ninguém pode dizer Senhor Jesus senão pelo Espirito Santo, portanto todas as vezes que invocamos: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!, nós tocamos no Espírito Santo, e desfrutamos do Espírito em nosso interior.

Jesus Cristo é o Nosso Senhor!

( Alzemendes V. Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário